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Unemat e Seduc oferecem curso de filosofia para professores
O primeiro bloco do curso teve início em janeiro deste ano, e contou com a participação de 44 alunos
Unemat e Seduc oferecem curso de filosofia para professores
26/02/2004 15:42:22
por Coordenadoria de Comunicação Social

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc), em parceria com a Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) e a Prefeitura Municipal de Cáceres, ofereceram neste mês, o primeiro bloco de disciplina do curso de Filosofia. O objetivo é qualificar os professores efetivos na rede pública que já trabalham, gostam e se interessam pela disciplina, possibilitando-lhes um conhecimento mais profundo e sistematizado.

A iniciativa de oferecer o curso partiu de uma discussão estabelecida entre a Seduc e a Unemat, por meio da Faculdade de Educação (Faed). O projeto do curso foi elaborado pela diretora da Faed, a professora Maria do Horto Salles Tiellet, e pelo professor Benedito de Oliveira, do Departamento de Pedagogia do campus de Cáceres.

O primeiro bloco do curso teve início em janeiro deste ano, e contou com a participação de 44 alunos. Foram 19 da área de abrangência do pólo educacional de Cáceres, 15 de outros pólos educacionais do Estado e 10 da rede municipal de ensino. A coordenadora do curso, professora Maria do Horto Salles Tiellet, avalia que houve êxito total nas atividades do primeiro bloco. "Considerando nesta avaliação os aspectos pedagógicos, administrativos e financeiros, acredito que atingimos o nosso objetivo de oferecer um ensino de qualidade aos profissionais de educação", avaliou.

O curso conta com financiamento da Seduc, que destinou recursos para investir na formação dos professores do ensino fundamental na área de Filosofia. Nesta primeira fase do curso, foram investidos cerca de R$ 18 mil, para aquisição de bibliografias, computadores, arquivos, mesas, materiais de consumo, além do pagamento de pró-labores dos professores e a contratação de uma secretária. O quadro docente é composto por mestres e doutores na área de filosofia e educação, garantindo dessa forma, uma qualificação de qualidade.

Para enriquecer as discussões das disciplinas do próximo bloco, introduziu-se como metodologia, a entrega dos textos que serão trabalhados, para que os alunos possam fazer a leitura antecipada do material. "Acreditamos que tendo conhecimento do material a ser trabalhado na próxima etapa e fazendo uso da bibliografia sugerida teremos discussões mais produtivas e embasadas", afirmou a coordenadora.

No dia 05 de julho, os acadêmicos voltam a se encontrar para a segunda etapa do curso, em Cáceres, onde poderão fazer uso do laboratório de informática da instituição.

Assessoria Seduc

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